Pensar em buscar atendimento em saúde mental, pode ser um tanto desafiador quando consideramos possíveis significados de "não dar conta" da vida sozinho. Corremos o risco de nos sentirmos impotentes, insignificantes e pequenos diante da imensidão da vida que, por sua vez, parece nos engolir. Mas se considerarmos que o acompanhamento em saúde mental é a possibilidade de CUIDADO - cuidado com a nossa própria vida e a maneira como lidamos com ela, pedir ajuda pode ficar muito mais simples.
Não precisamos nos curar e mudar de identidade para ter uma vida mais leve e satisfatória, precisamos de espaço para que o cuidado apareça em si - tem coisas que apenas nós podemos fazer.
A psicoterapia é um destes espaços para pensar sobre a vida e tudo o que ela inclui: medo, angústia, desesperança, solidão, silêncio, mas também vitórias, realizações, alegrias, comemorações. Falar, pensar, discutir sobre como se quer ou se pode vivenciar a vida é um caminho para construir mais sentido e realização. Nenhum projeto é maior do que a vida em si.
O autocuidado é na verdade ação, não deixe para depois!
psicólogo., psicoterapia, São Paulo, Suzano, Atman